dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     30/04/2024            
 
 
    
Arroz      
Arroz pré-germinado melhora produção
Técnica aliada à boa qualidade genética de sementes diminui incidência de ameaças como plantas daninhas
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Kamila Pitombeira
20/10/2011

Itajaí é conhecida por produzir a melhor semente de arroz irrigado Brasil, mas há 25 anos, o estado não contava com a qualidade que apresenta hoje. A mudança se deve ao fato da implementação de uma técnica chamada arroz pré-germinado aliada à boa genética das sementes. Com a adoção do sistema, é possível diminuir uma das maiores ameaças aos produtores da região: as plantas daninhas. Com isso, abre-se espaço para o crescimento de produtividade. Existem áreas específicas que produzem quantidade superior a 10.000kg por hectare, podendo chegar ainda a 15.000kg. As técnicas de produção do arroz irrigado na região de Itajaí foram tema do dia de campo organizado pela Epagri, no dia 24 de outubro, em Itajaí (SC).

Segundo Moacir Schiocchet, pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Santa Catarina (Epagri-SC), a alta produtividade de Itajaí é resultado de um conjunto de fatores.

— É preciso ter uma cultivar adequada, uma técnica de cultivo ajustada para as condições da área e o empenho do produtor. A união entre o fator humano, cultivar e ambiente é o que determina o resultado final de alta produtividade — garante.

De acordo com ele, o Estado de Santa Catarina apresenta hoje a meta de produtividade de 7.000kg por hectare, em um total de 151.000 hectares. No entanto, existem áreas especificas que produzem quantidade superior a 10.000kg por hectare, podendo chegar ainda a 15.000kg.

— As cultivares de arroz da Epagri, oriundas da estação experimental de Itajaí, apresentam bom comportamento em muitas regiões do país. Existe cultivares plantadas no Rio de Janeiro, Maranhão, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul — afirma.

Schiocchet afirma que, em Santa Catarina, o arroz é plantado em um sistema peculiar, o chamado pré-germinado. É um sistema que utiliza a água como elemento determinante de muitas ações durante o cultivo. Nesse sistema, promove-se a semeadura de sementes previamente germinadas. Com isso, o arroz consegue se estabelecer antes das plantas daninhas, reduzindo-se a necessidade do uso de herbicidas.

— Existem algumas plantas daninhas aquáticas que continuam competindo com o arroz, pois encontram nesse ambiente uma condição favorável ao seu desenvolvimento. No entanto, essa é uma alternativa empregada em quase toda a área de plantio do estado, possibilitando que a planta expresse ao máximo seu potencial de produção — explica o pesquisador.

Em condições normais de chuva para o crescimento do arroz, ele diz que é preciso bombear água em torno de 8.000m³ a 10.000m³ por hectare. Esses valores se referem à permanência da água a serviço do solo.

— Hoje, detemos no estado a condição de oferecer ao produtor de grãos a semente de melhor qualidade do Brasil. A grande responsável por isso é a Associação Catarinense Produtora de Sementes (Acapsa). Nossa semente de arroz irrigado é reconhecida no mercado consumidor pela alta qualidade. Há 25 anos, o estado não contava com a qualidade que apresenta hoje — conta Schiocchet.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Epagri através do número (47) 341-5244.


 

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Irrigação
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada